Igreja Metodista Jardim Belvedere

Contribuições
Você adicionou a sua lista de contribuições. O que deseja fazer agora?
Adicionar Contribuições Pagar Contribuição
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Igreja Metodista Jardim Belvedere - Nós cremos na vida antes da morte!

Nós cremos na vida antes da morte!

João 10.10 Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

NÃO FAÇAS ISSO!

"E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”. At. 16.27-28

Por PASTOR DOUGLAS MARINS dia em A Palavra

NÃO FAÇAS ISSO!
  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

NÃO FAÇAS ISSO!

“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”. At. 16.27-28

 

   O Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir DEPRESSÃO, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade. Entretanto, esses números poderiam ser piores, se não fossem as 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios não-fatais a cada ano em todo o mundo.

   O Brasil por sua vez é o OITAVO país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. Dados atuais estimam que no Brasil esteja acontecendo 1 suicídio por hora. Engana-se quem pensa que o suicídio só encontra espaço entre os mais pobres. Muitos ricos e famosos já enxergaram a própria morte como única saída para suas angústias. A lista contempla nomes como os de: Kurt Cobain (guitarrista do Nirvana); Marylin Monroe (atriz de Hollywood); Robin Willians (ator americano e vencedor do Oscar); Leila Lopes e Walmor Chagas (atores da Rede Globo); Vincent Van Gogh (famoso pintor holandês); Getúlio Vargas (ex-presidente do Brasil), dentre outros.

   A Bíblia relata pelo menos seis casos de suicídio, a saber: o de Abimeleque (Jz. 9.54); o de Saul (I Sm. 31.4); o do Escudeiro de Saul (I Sm. 31.4-6); o de Aitofel (II Sm. 17.23); o de Zinri (I Rs. 16.18) e o mais conhecido, o de Judas (Mt. 27.5). Mas o destaque de hoje, refere-se a uma Tentativa de Suicídio Mal Sucedida. Na verdade, esse suicídio em questão só foi evitado pela Interferência Divina de um Servo de Deus. Paulo e Silas haviam chegado a Filipos, e ali se depararam com uma jovem possessa por um espírito de adivinhação que dava grande lucro aos seus senhores. Depois de muitos dias, já incomodado com aquela situação, Paulo repreendeu aquele espírito e a moça ficou livre na mesma hora.

   Os senhores dela, frustrados com a perda do “negócio”, acusaram os dois discípulos de serem perturbadores da ordem. Sem chance de defesa, ambos foram duramente castigados e lançados no cárcere. No entanto, por volta da meia-noite, eles cantavam louvores a Deus e oravam, quando de repente, veio um terremoto que abalou os alicerces da prisão, de forma que as celas se abriram e os grilhões se soltaram. O Carcereiro, supondo que todos os presos tinham fugido, e temendo o terrível castigo que lhe seria imposto, desembainha a espada para se matar, mas Paulo clamando com GRANDE VOZ disse: “Não te faças nenhum mal, que estamos todos aqui...”. At. 16.28 Alguns Destaques em cima do texto:

1)       NÃO SE MOVA PELO ÓDIO – Aquele Carcereiro havia sido responsável pela “surra” que Paulo havia tomado há poucos minutos atrás. Com tudo isso, ao invés de deixá-lo se matar, e até atribuir isso a “Mão Pesada de Deus”, o apóstolo, movido pelo amor, o impediu de destruir a própria vida. Para isso, foi preciso abrir mão da própria fuga. Depois disso, esse mesmo Carcereiro lavou os seus vergões pelos açoites, e o recebeu com alegria em sua casa.

2)       A MORTE NÃO É SOLUÇÃO, A SOLUÇÃO É JESUS – A frase: “Não faça isso”, do v. 28, que traduzida seria: “Não se mate”, ganha sentido com o conselho do v. 31: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu, e a tua casa”. Existem momentos na vida em que nada não faz sentido. Existem noites e vales que parecem não ter fim. Nessas horas a tristeza vem, a esperança se vai, e o desejo de viver escorre pelas mãos. Nesse momento a morte costuma se apresentar como saída e fim do sofrimento, mão se engane, a morte não é saída, a SOLUÇÃO É JESUS!   

3)       A VIDA É CICLICA, POR ISSO ACREDITE – “SE O HOJE NÃO FOI BOM, O AMANHÃ SERÁ MELHOR” – Aquele homem angustiado e sem esperança com a possível fuga dos presos, e que queria se matar no v. 27, voltou a sorrir conforme o v. 34, que diz: “... e alegrou-se com todos os da sua casa”. Aquele mesmo homem que pensou em dar um fim na sua existência, em vista de um problema de difícil solução, recuperou o prazer da vivência comunitária/familiar. Jesus pode fazer isso. Dias Melhores Virão!

 

   Se tiver que desistir de alguma coisa, que não seja da vida, mas de pecar...

   Que Jesus, a Fonte da Vida, te abençoe!

   Pr. Douglas Marins

 

  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para NÃO FAÇAS ISSO!

Enviando Comentário Fechar :/